Sabemos que a água tratada recebida em nossas casas recebe o processo de limpeza e desinfecção dos Órgãos responsáveis. Porém, antes de chegar à nossa casa a água é transportada pelos encanamentos enterrados nas calçadas e ruas. Esses encanamentos estão sujeitos à perfurações e outros tipos de injúrias, que poderão comprometer a estrutura do encanamento e a qualidade da água.
São vários, mas podemos destacar as bactérias (em especial aquelas de origem de intestino de animais), algas, protozoários, helmintos, insetos e matéria orgânica. Todos esses elementos contaminantes consomem o teor de cloro e consequentemente permite a contaminação da água. As doenças veiculadas pela água podem causar sérios danos a saúde, sendo a água de boa qualidade o principal elemento para a preservação da sáude.
Sim. A aplicação de cloro próprio para sanitizar água de beber é benéfica à manutenção da potabilidade da água. Porém, o cloro em excesso poderá causar sérias alterações gastro-intestinais, tais como diarreias, dores abdominais e, em casos mais graves, disenterias. É importante o acompanhamento de um técnico capacitado para esse procedimento.
Existem várias testes que dependerão da finalidade de uso da água. Se for para beber, será necessária a realização de diversos testes e análises para atestar e garantir a potabilidade.
Nunca use água de poço sem a realização de análise de qualidade.
Nenhuma água deverá ser usada sem pelo menos ser submetida à cloração com Hipoclorito de Sódio.
O cheiro ruim denota que está ocorrendo uma contaminação microbiológica ou a presença de compostos químicos não desejáveis em água de consumo humano. A caixa d'água nova pode apresentar um cheiro característico do produto utilizado pelo fabricante. Neste caso, recomenda-se realizar uma análise da água e depois efetuar a limpeza da caixa d'água, se apresentar algum agente infectante ou contaminante. Nos casos de água com odor desagradável, tipicamente de podre ou repugnante, recomenda-se realizar análises bacteriológica e físico-química de rotina. Maiores detalhes poderão ser elucidados por e-mail ou com a Recepção do LAB2BIO.
O aspecto ruim pode estar relacionado à cor ou transparência da água. Essas alterações podem estar relacionadas à contaminação microbiológica e/ou de elementos físico-químicos não desejáveis na água de consumo. Recomenda-se realizar uma análise da água e depois efetuar a limpeza da caixa d'água, se apresentar algum agente infectante ou contaminante. Maiores detalhes poderão ser elucidados por e-mail ou com a Recepção do LAB2BIO.
Não. O valor da análise dependerá da situação da água a ser analisada. Normalmente, uma análise de rotina, na qual são verificados parâmetros microbiológicos e físico-químicos, especialmente em água fornecida pela SABESP, é suficiente para determinar a qualidade da água. Você poderá contratar esse serviço no link na página inicial do site ou enviar e-mail para lab2bio.adm@gmail.com para obter o orçamento.